Anos atrás, quando me deparei a primeira vez com o termo automação de marketing, a primeira imagem que me veio foi de atendimento virtual, apenas.
Eu ainda não tinha a mínima noção de como essas 2 palavras englobavam muito mais do que isso…
Ao me especializar nesse segmento, percebi que havia muito mais tecnologia embutida nesse termo, tais como: inteligência artificial, estudos de comportamento humano, gatilhos mentais e muito mais.
Hoje eu entendo que, ao aliar tecnologia e compreensão do ser humano, a automação de marketing, não só otimiza processos e diminui os trabalhos manuais como envio de emails, atendimento virtual e chatbots, mas principalmente, fornece dados e históricos que permitem entender a fundo os nosso público alvo e clientes, permitindo assim, multiplicar nossas vendas.
Mas que negócio é esse tal de Automação de Marketing ?
Automação de Marketing pode ser resumida como a possibilidade de aumentar as vendas das empresas sem precisar de mais vendedores. Simples assim. Da mesma forma que a indústria produz mais carros sem necessariamente contratar mais pessoas.
Com objetivo de encontrar a melhor definição para Automação de Marketing nos esbarramos na definição abaixo:
“É um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias para obter uma resposta mensurável, consistindo em contatos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente, deve ser utilizado para conseguir uma relação personalizada com os clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para poder oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados.”
Marcos Cobra/Flávio Zwarg – 1986.
Porém a definição acima é de Marketing Direto. Que é muito próxima da definição de Automação de Marketing, no sentido de criar uma relação personalizada e de obter resultados mensuráveis, mas Automação de Marketing tem uma variável tecnológica que permite fazer tudo isso, como o Marketing Direto, porém em escala. Ser Relevante em Escala.